Venda Nova do Imigrante irá executar um projeto de cidade inteligente. A prefeitura publicou o edital de licitação para a Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar a infraestrutura urbana por meio de soluções tecnológicas e sustentáveis.
Assim, o edital contempla a eficientização, operação e manutenção da iluminação pública, além da implantação de rede de telecomunicações e de uma usina solar fotovoltaica.
O contrato de concessão será válido por 25 anos, com critério de julgamento pelo menor valor de contraprestação a ser paga pela istração pública.
O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).
De acordo com os estudos de viabilidade, a iniciativa deve trazer ganhos em eficiência, segurança e economia de recursos públicos.
“O projeto de Venda Nova do Imigrante é emblemático para o nosso Estado. A estruturação da concessão prioriza eficiência e segurança jurídica, oferecendo serviços públicos com mais qualidade e menor custo em longo prazo”, afirmou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.
O que está previsto no projeto de Venda Nova
Substituição de 2,8 mil lâmpadas públicas de vapor de sódio por luminárias de LED;
Instalação de 40 km de fibra óptica e 18 pontos de o à internet gratuita para a população;
Atendimento a 44 prédios públicos com conectividade integrada;
Criação de um centro de monitoramento 24h, com 42 câmeras de vigilância, estimando redução de até 76% nos furtos de veículos;
Construção de uma microusina solar fotovoltaica, com potência de 750 kWp, para abastecimento de prédios públicos e redução de gastos com energia elétrica.
Esse edital é um o importante para transformar a infraestrutura do município, com soluções inovadoras em tecnologia, segurança e sustentabilidade. Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante
Sobre o programa ES Inteligente
O projeto faz parte do programa ES Inteligente, coordenado tecnicamente pelo Bandes e operacionalizado pelo IPGC. Assim, o programa estrutura concessões e PPPs com foco na qualidade dos serviços públicos, incluindo áreas como saneamento e gestão de resíduos sólidos.
Municípios interessados em aderir ao programa podem solicitar participação por meio de formulário disponível no site do Bandes, apresentando documentação comprobatória e identificação dos representantes legais.
Fonte:
Folha Vitória